Hoje, dia 29/06, notei uma publicação patrocinada pelo Google, no feed do Facebook. Veja:

Este é um programa do Google, que incentiva Educadores a ajudarem crianças  a terem responsabilidade na Internet, onde são oferecidos os recursos necessários para ensinar como as crianças devem fazer para se manterem seguras na Internet.

Obs: Acho incrível as descrições usadas para facilitar a compreensão de vídeos e imagens para pessoas cegas entenderem o que está a se passar na tela de seu computador. Assim, o computador pode ler e fazer com que a pessoa do outro lado da telinha perceba o contexto completo do conteúdo, com imagens e vídeos e não somente a parte textual.

CLIQUE AQUI, para assistir ao vídeo completo que incentiva a campanha “Seja Incrível na Internet!”.

Porém, pelo que pude perceber, muitas pessoas não curtiram muito a campanha, por considerarem que este seria o papel dos responsáveis, enquanto principais educadores e não como responsabilidade dos professores. Veja exemplos de comentários retirados da postagem do Google, no Facebook:

Mas o comentário que mais me chamou a atenção  de um jeito negativo, foi este:

Pelo visto, arco-íris são polêmicos, vocês não acham? Não entendi o que a foto de perfil da página do Google tem a ver com o contexto da proposta de ensinar crianças a terem mais segurança na internet, mas pelo visto, tem gente que presta mais atenção em um pequeno detalhe colorido em uma foto, descarta toda a importância do assunto e forma teorias da conspiração. Curioso, não é? Mas isso é assunto para outro dia.

Agora, falando sobre o que eu acho sobre a proposta da empresa Google:

Considerando que muitas crianças passam mais tempo na escola, com seus professores do que com seus responsáveis, acho válido sim a conscientização sobre o uso mais responsável e seguro da internet, mas para que tenha efeito mais imediato e de longo alcance, este trabalho deve ser reforçado pelas famílias das crianças e até pela mídia. Nós, Educadores, sabemos que não podemos contar com a certeza de que todas as famílias, de todos os alunos, levarão tais ensinamentos a respeito da segurança e uso consciente da internet a essas crianças, então precisamos sim fazer a nossa parte, porém, uma coisa não isenta a outra. Este dever é de todos, principalmente da família, mas também se faz necessário na escola, de maneira complementar.

Mas e você, querid@ Leitor (a)? O que você pensa a respeito desta proposta da empresa Google? Você concorda que só quem tem o papel de educar é a família ou acredita que a escola também educa?

Deixe seu comentário! 

E-mail | Facebook | Google + | Pinterest

pinit fg en rect red 28 - Seja Incrível na Internet!

54 thoughts on “Seja Incrível na Internet!”

  1. Olá tudo bem? Acredito que a educação de uma criança depende da família e da escola em parceria, cada um faz seu papel.Apesar que quando a familfa não inicia esse processo quando a criança chega na escola o educadores não consegue fazer sua parte.

  2. Boa tarde como vai ?
    Confesso que ainda não conhecia esse tipo de programa
    Mas achei super interessante essas diva é esse incentivo
    Beijos

    1. Sim! É rir para não chorar dessas teorias da conspiração, não é mesmo? hahaha
      Mas sim, é muito importante esta conscientização, afinal, a internet ainda é um ambiente que deixa os usuários muito vulneráveis e isto piora quando se trata de crianças.

      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Beijos.
      Volte sempre! <3

  3. Enfim…Vejo muitas pessoas alienadas, achando que todo mundo tá errado.

    Obs :O arco-íris serve como lembrança de uma aliança feita por Deus com o homem, aliança que indicava que Deus não voltaria a enviar um dilúvio para destruir com a vida na Terra.

    1. Estas opiniões alienadas por vezes chegam a ser ofensivas, então, este é mais um motivo para ensinarmos às crianças sobre a importância da segurança na internet, pois a internet chega a ser tóxica em muitos momentos.

      Muito obrigada pelo seu comentário! Volte sempre! 😀

  4. Achei muito boa essa proposta da empresa do Google, nos dias de hoje não temos que ficar muito atentos em questão da segurança na internet, na minha opinião todos tem o dever educar a família, a escola, todas as crianças precisam aprender a se proteger, muito bom o seu post falando desse assunto que é tão importante para todos, bjs.

  5. Olá!
    Muito bacana essa conscientização do google,hoje as crianças passam mais tempo com celulares e tablets na mão,sem a supervisão dos responsáveis, e essa educação sobre a internet tem que ser através dos pais também, por viverem em uma correria e nem prestarem atenção no que seus filhos estão fazendo. Bom, é uma ótima ideia, mas as pessoas tem que se ajudarem!

    beijos!

    1. Sim, Tahis! Também acredito que se todos nós, professores, família, mídia e a sociedade como um todo, fizemos a nossa parte, não tem como dar errado.
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Beijos.
      Volte sempre! <3

  6. Com certeza os educadores tem parte nessa conscientização, como você disse as crianças passam mais tempo na escola do que em casa. Mas também acho que os pais devem educar seus filhos. Um não descarta o outro. Parabéns pelo post!

    1. Sim! É como eu digo no post: Uma coisa não isenta a outra. A educação da escola e da família devem se complementar.
      Muito obrigada pelo seu comentário, querida! 😀

      Volte sempre!

  7. Acredito que o papel maior de educar é dos pais, mais não descarto que um professor pode educar um aluno também. Se a família se ajuntar a escola quem sai ganhando sempre será a criança. a conscientização é sempre uma boa

    1. Sim, o papel maior de educar é dos pais, mas você concorda que existem muitas crianças que não têm família presente? É pensando nisso que a educação da escola deve ser complementar e reforçar ensinamentos que são essenciais para convivência em sociedade.
      É como eu disse no post: Uma coisa não isenta a outra. Deve ser um trabalho complementar e contínuo.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Volte sempre!

  8. Muito legal o vídeo da campanha, achei um proposta muito boa, é claro que os pais que vão educar os filhos, mas as pessoas não entendem que os professores tem uma parte importante também nessa educação.

    1. Sim, Beatriz! Enquanto muitas pessoas acreditam que só a Escola que deve educar e até mesmo fazer o papel que a família deveria fazer, por outro lado, muitas pessoas descartam a importância do professor na formação da criança enquanto cidadão. Complicado, não é mesmo?

      Muito obrigada pelo seu comentário. 😀
      Volte sempre! <3

    1. Sim, Gabriela! Em muitos casos, as crianças passam mais tempo na escola do que com os pais. Que bom que você entendeu a proposta desta iniciativa Google e o conteúdo deste post. 😀

      Muito obrigada pelo seu comentário!

      Volte sempre! o/

  9. Acredito que o principal educador de uma criança é sem dúvidas a sua familia, seus pais. Porém na escola a criança começa a exercer sua cidadania, e acredito que assim como os pais o professor se torna referencia. Então, se uma criança fizer algo errado o professor deverá corrigi-lo. Entendo que a construção da criança será feita em conjunto.

    1. Sim, Jessica! É um trabalho contínuo e complementar.
      Muitas famílias não são presentes, de maneira positiva na educação das crianças, por isso é necessário que a escola reforce ensinamentos essenciais para o convívio em sociedade. Também existem casos onde a família influencia positivamente na formação da criança, mas que os responsáveis trabalham fora de casa e as crianças passam mais tempo com os professores. Dentre esses e outros exemplos, tanto nas situações positivas, quanto nas negativas, o papel do educador é essencial para ajudar na conscientização e segurança das crianças e também dos pais.

      Muito obrigada pelo seu comentário. Volte sempre!

  10. Achei bem interessante essa ferramenta do Google, é importante ensinar as crianças desde cedo como se manter seguro na internet. Os comentários que você mostrou me chamaram atenção também. Concordo que o responsável primário pela educação e orientação de uma criança é a família, mas isso não tira uma responsabilidade que também é dos professores. Agora, esse comentário sobre o arco iris foi bem bizarro mesmo. “… é tentar de forma discreta tornar o seu filhos homossexual”. Me custa a acreditar no que li. E tem outro comentário similar lá em cima “cuidado com essas cores do logotipo”. É engraçado mas ao mesmo tempo assustador ler esses comentários.

    1. Sim, Juliana! Percebe o porquê da escola precisar ensinar coisas básicas, que, em um mundo perfeito a família ensinaria e não seria necessário reforçarmos?
      Alguns destes comentários são absurdos, e, possivelmente foram feitos por pessoas que têm filhos. Considerando isto, você acha que repassariam conhecimentos adequados para os filhos? Eu, sinceramente, acredito que não. Por isto que devemos sim valorizar a importância da educação repassada na escola, MAS não podemos achar que só a escola educa, pois este trabalho de formação da criança deve ser em conjunto. E, é inegável que a educação repassada pela família tem mais influência sobre a criança, mas nem todas as famílias são constituídas por pessoas que têm a mente aberta para novos saberes, não é mesmo?

      Muito obrigada pelo seu comentário! 😀

      Beijos.
      Volte sempre! o/

  11. Sim! É papel dos pais prover base a alicerce para seus filhos. Ensinar valores e tudo mais. Mas em dias em que as crianças estudam em tempo integral, acho super válida campanhas como essas. Pois se os professores realmente se envolverem no processo o resultado nada mais é do que bons cidadão no futuro.

    1. Sim, Paula! O processo de formação da criança, enquanto cidadã, deve ser complementado pela família e escola.
      Seria ótimo se a mídia e a sociedade como um todo também reforçasse essa conscientização, mas como ainda não podemos contar com isso, pelo menos podemos fazer a nossa parte, não é mesmo?

      Muito obrigada pelo seu comentário.

      Volte sempre! 😀

  12. Olá! Adorei o texto e as imagens retiradas do facebook. Não atuo na área da educação, mas minha tia é professora e conheço essa realidade muito bem. Concordo que a educação básica deveria ser feita pelos pais, mas ultimamente o mundo anda tão louco e corrido que acredito que os pais nem tenham muito tempo para passarem com seus filhos. Acredito que pra suprir essa ausência, os pais focam em “deixar seus filhos felizes” comprando brinquedos e outras coisas que os distraiam enquanto os pais não estão presentes, o que só aumenta ainda mais a distância entre pais e filhos. É muito raro eu ver pais que realmente se importam com a educação e com as suas presenças nas vidas de seus filhos. Nesse contexto todo, quem fica com a árdua tarefa de educar, é a escola, portanto, os professores tem MUITA influência na educação de seus alunos…

    Parabéns pelo texto! Beijos!

    1. Muito obrigada pelo seu comentário!
      Fico realmente feliz que você tenha entendido o que eu quis passar com este texto e o que a proposta do Google está tentando propagar com este projeto.

      Gratidão! 😀

      Volte sempre. Beijos!

  13. Ainda não tinha ouvido falar nessa ferramenta do google. Acho bem pertinente. As crianças cada dia mais tem acesso a internet e, cada dia mais novas ganham celulares e tablets. A internet é uma janela para o mundo e tem de tudo, então todo cuidado é pouco. Acho um exagero das pessoas criarem teorias achando que tudo é uma conspiração ou motivo para discussões como papel dos pais/professores. Certos tipos de cuidados e alertas é um papel de todos.

  14. Realmente, quem educa são os pais, mas convenhamos que algumas crianças não tem acesso à internet em casa. Aqui, na minha cidade tem muita criança carente. Nas escolas temos aula de informática e os alunos contam com o Acessa SP, onde podem utilizar o computador para pesquisas. Achei muito bom esse programa disponibilizado pelo Google!!

    Bjs

    1. Que bom que gostou, Cidália! A tecnologia vai avançando e é sempre muito válido tirarmos o melhor proveito de todo este avanço, não é mesmo?
      Espero que você volte mais vezes. 😀 Obrigada pelo seu comentário!
      Beijos.

  15. Que legal! Gostei muito de saber sobre essa ferramenta do Google, não conhecia e com certeza irei procurar. Estou no 4° período de pedagogia e é muito bom saber e buscar sempre mais, gostei muito do seu blog, tem posts incríveis e muito enriquecedores, parabéns 👏🏼 Bjs 😘

  16. Acho que o dever de educar é o responsável pela criança e o jovem, porém várias crianças não tiveram está educação em casa, como saber respeitar o próximo, e cabe a escola mostrar mais uma vez o caminho certo.

  17. Não conhecia essa ferramenta, mas já gostei. Apesar do que muitas pessoas abordaram nos comentários (dos prints) muitas vezes os pais não conseguem ter esse controle com as crianças na internet, achei muito útil tanto a ferramenta quanto o post. Parabéns! <3

  18. Bom, quem educa são os pais, . Cada um tem o papel. Os pais tem que fazer o papel certo deles. Os professores ( a escola ), o deles. Educação vem de dentro de casa! Minha opniao

    1. Nathália, até mesmo um simples programa de televisão pode educar uma criança, tanto para o lado bom, quanto para o lado ruim.
      Os pais e os professores são mediadores desta educação que as crianças recebem o tempo todo, já que são como esponjas que absorvem informação de todas as partes ao mesmo tempo.
      Muito obrigada pelo seu comentário! Espero te ver mais vezes por aqui. 😀

  19. Eu fico um tanto dividida nesse assunto. Cresci ouvindo que a função dos professores era ensinar e não EDUCAR, que quem fazia isso eram meus pais. Mas, hoje, acho que temos que saber medir, pois muitas vezes é necessário uma intervenção do professor para que os pais entendam algumas coisas e imponham limites. Claro que também não dá para jogar tudo em cima do professor…

    Bom, mas o que dizer sobre esse comentário do arco-íris? Sério que tem pessoas que acham que algo assim vai fazer as crianças VIRAREM homossexuais?! Se influência externa realmente tivesse na orientação sexual, ninguém seria homossexual porque a pressão que fazem é pra todo mundo seja hétero. Cada gente sem noção hahaha!

    Adorei o post <3 beijos.

  20. Concordo com você, claro que acredito que os pais sejam os principais responsáveis por esse tipo de educação, mas infelizmente nem toda criança pode contar com eles nesse sentido, então, se a escola puder ajudar, melhor ainda.

  21. Eu acho que os professores são o complemento da nossa formação como bons cidadãos, afinal aprendemos um pouco em casa e outro pouco e sobre outras áreas na escola. Todos temos que aprender, em todos os lugares e com todos ao nosso redor. O projeto é uma ótima ideia e todos tem que aderir. Muito bom teu post. Beijos

  22. Eu acredito que o papel principal na educação seja dos pais, claro, toda a base eles que devem mostrar e ensinar aos filhos, mas também acho que os professores tem papéis completamente complementares nessa educação das crianças, pois muitas vezes os pequenos passam mais tempo na escola do que com os próprios pais que tanto trabalham né? É um conjunto

  23. Eu ainda não tinha ouvido falar desse programa do google, mas achei muito interessante a iniciativa deles, sem dúvidas os professores também contribuem na educação de uma criança, pois as crianças passam muitas horas dentro de uma escola do que em casa, adorei o post

Deixe seu comentário!