Nome original do filme: Taare zameen Par
Comercializado como: Like Stars on Earth
Conhecido no Brasil como:
  1. Somos Todos Diferentes
  2. Como Estrelas na Terra – Toda Criança É Especial
  3. Como Estrelas na Terra (mais conhecido)
Data de lançamento: 2007 (2h 55min)
Direção: Aamir Khan
Elenco: Aamir Khan, Darsheel Safary, Tisca Chopra, Vipin Sharma, Tanay Chheda.
Gêneros: Drama, Bollywood
Nacionalidade: Índia

 

O filme “Como estrelas na terra” conta a história de um menino de 9 anos, chamado Ishaan Awasthi, que  já repetiu uma vez o terceiro ano escolar e está correndo o risco de que isso aconteça novamente.

O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção, porém, seu pai não entende em sua dificuldade e o trata a cada dia com mais insensibilidade e rudez, por acreditar que o problema de Ishaan é falta de disciplina.

A direção da escola, sem visão e competência para saber que o problema do menino não era falta de disciplina e sim um transtorno chamado Dislexia (clique aqui para saber o que é Dislexia), resolveu chamar o pai do menino para conversar Quando o pai é chamado na escola para conversar e o pai, decide matricular seu filho em um internato, cuja filosofia era “Disciplinar cavalos selvagens”.

Com toda humilhação e sofrimento que Ishaan passava em casa e na escola, tornou-se um menino inseguro e com autoestima tão baixa que já nem existia. Foi perdendo a alegria de ser criança e o interesse em aprender, sentia falta de sua mãe, de seu irmão e acaba ficando deprimido.

Um novo professor entra na escola para dar aula de artes, porém, este não é um professor tradicional, não segue rigorosamente as normas da escola, pois tem uma metodologia própria.

Ao perceber que o garoto era disléxico, o professor coloca em prática um plano para resgatar a vontade de aprender no menino e o ensina a ler e a escrever, usando a arte como forma de expressão, o incentivando  e mostrando que ao menino que o transtorno que ele tinha não o tornava diferente dos outros.

É importante ressaltar que o que “salvou” o garoto não foi a descoberta do transtorno e sim a metodologia usada pelo educador, que o tratou com respeito e soube valorizar e entender suas diferenças.

“Como estrelas na terra” é uma lição de vida que retrata a realidade da educação, onde muitas crianças são matriculadas em escolas em que os educadores não estão preparados para lidar com suas diferenças e muito menos os pais estão preparados para entender as dificuldades que seus filhos enfrentam.

É um filme inspirador que provoca muitas reflexões e questionamentos importantes aos pais e educadores a respeito dos problemas e potencialidades presentes no espaço escolar, dos papéis que estão sendo desempenhados pelos educadores e pelos pais, dentre outras mil reflexões que são promovidas em apenas 2 horas e 42 minutos de filme.

Este é um ótimo filme para ser utilizado em momentos de discussão junto aos educadores, a fim de chamar a atenção para a importância de se estabelecer estratégias para intervenção pedagógica e inovação de metodologias que abracem a todos os alunos e suas diferenças.

Assista a trechos do filme:

É possível encontrar o filme completo no Youtube.

Este é um ótimo filme para pais e educadores. Recomendo a todos!

E-mail | Facebook | Google + | Pinterest

 

pinit fg en rect red 28 - Resenha do filme "Como Estrelas na Terra"

11 thoughts on “Resenha do filme “Como Estrelas na Terra””

  1. Gostei bastante de saber deste filme, realmente é triste perceber como algumas crianças e até adultos sofrem por não terem entendimento e muito menos a compreensão de quem os cerca, e acaba como você citou em tristeza, que todos possam ter pessoas como este professor no caminho delas pessoas que possam fazer imensa diferença na vida de quem vive este drama. Ótimo post❤️💗bjs.

  2. Olá gente!
    A forma como seu artigo nos dá insights sobre o filme é muito boa. Realmente, hoje em dia se leva muito pessoas para a coordenação, a fim de serem “disciplinados”. Não só confundindo transtornos com indisciplina, mas também falta de afeto, carência de conteúdo e por aí vai.
    Esse vídeo com cenas nos deixou bem por dentro do filme, ainda que seja só parte dele. Pegou cenas bem decisivas/chave, que nos dão uma ideia geral da estória que se passa no filme. Como é dito no vídeo, cada criança é um indivíduo diferente, com habilidades diferentes. Precisamos ser como esse professor de artes, enxergando a individualidade em meio às “massas”.

  3. Um professor atento e sensível pode fazer toda a diferença na vida escolar de uma criança, no caso uma criança com um transtorno que necessitava de uma metodologia específica, que fizesse desabrochar toda a sua capacidade de entendimento. Bela indicação de filme!

  4. Que legal você trazer a resenha desse filme. Assisti já faz um tempo, mas é um filme incrível e eu super indico para todos assistirem. É uma história linda e comovente. Fiquei até com vontade de ver novamente.

Deixe seu comentário!