Você, que está lendo isto aqui agora, tem alguma ideia do que seja Pedagogia?

Quando pergunto isso às pessoas, geralmente escuto respostas como “Pedagogia é aquela faculdade que as pessoas fazem para dar aula à criancinhas”, dentre outras variantes que partem do mesmo conceito de Educar Crianças pequenas. Mas será que isso é verdade? Será que a Pedagogia se resume a apenas educar crianças? O que é Pedagogia, afinal?

Para entendermos melhor, precisamos primeiramente entender a etimologia da palavra:

A palavra PEDAGOGIA tem origem no grego antigo, onde Paidós (criança) e Agogé (condução), que, aglutinadas ao Português, formam a palavra Pedagogia. Na Grécia antiga, o Pedagogo era o serviçal que conduzia a criança à escola.

Nos dias de hoje, Pedagogo é aquele que lida com os meios intelectuais e técnicos que possibilitam a aprendizagem. A prática educativa é o campo de estudo da Pedagogia, ocupando-se de processos, métodos e maneiras de ensinar, mas tem um significado muito mais globalizante do que se imagina. É um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade, sendo ao mesmo tempo uma diretriz que orienta a ação educativa.

Pedagogo atua somente na escola, dando aula para crianças?

Não. O pedagogo é o profissional que atua  em várias instâncias da prática educativa, conduzindo pessoas ligadas direta ou indiretamente a uma determinada organização. Onde existir a necessidade de educação intencional, seja em um curso ou em uma empresa que dá treinamentos aos funcionários, dentre outras organizações que lidam de forma direta ou indireta com educação, existirá também um pedagogo atuando.

Em quais áreas o Pedagogo atua?

  • Magistério em Educação Infantil;
  • Magistério do Ensino Fundamental com crianças e também na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Coordenação Pedagógica;
  • Gestão Escolar;
  • Empresas.

Além de atividade humana intencional, o ato educativo também é uma prática social que atua no processo de ensino-aprendizagem do ser humano, individual e coletivo. Ou seja, a Educação é um fenômeno social que só pode ser compreendido onde as práticas educativas não acontecem de forma isolada das relações sociais que caracterizam a estrutura econômica e política de uma sociedade.

Resumidamente, podemos dizer que a Pedagogia é a Ciência da Educação.

Espero que este resumido texto tenha esclarecido o que é Pedagogia e qual é a função do Pedagogo. Caso tenha ficado alguma dúvida, pergunte nos comentários e terei prazer em te responder.

Para quem quiser se aprofundar mais neste assunto, eu recomendo a leitura dos livros:

  • Pedagogia e Pedagogos, para quê? – José Carlos Libâneo.
  • O que é Pedagogia? – Paulo Ghiraldelli Jr.

E-mail | Facebook | Google + | Pinterest

pinit fg en rect red 28 - O que é Pedagogia, afinal?

4 thoughts on “O que é Pedagogia, afinal?”

  1. Me lembro que na época em que estava a escolher meu futuro pensei em fazer pedagogia, mas ao investigar o que era a profissão, o interesse sumiu porque não sei lidar com a formação e/ou organização do meio educacional. Acho lindo, mas é preciso um talento que não tenho. Escolhi a psicologia e mais tarde a psicanálise por lidar com questão humanas de construção e desconstruções de conceitos. Durante algum tempo, eu brincava com uma amiga que seguiu a pedagogia, dizendo que o que ela construía, eu ajudava a desconstruir. Ela ria, eu ria e depois os debates se estabeleciam. rs

    bacio

    1. Olá, Lunna! Obrigada por comentar!
      Adorei ler seu comentário. Como eu costumo dizer, toda construção parte de uma desconstrução. Até mesmo se existir um vazio, ele deixa de existir (desconstrução) para dar lugar a algo novo que ali foi construído (construção).
      Por isso, acredito que as nossas áreas de conhecimento não podem andar separadas, pois uma complementa a outra. <3

      Beijos, querida!
      Volte sempre. 😀

  2. Oie!
    Tem horas que parecem que os posts caem como luvas. Essa semana mesmo eu fiz uma pesquisa no Google rapidinho justamente porque queria entender melhor qual o papel de um pedagogo e daí, aqui no seu blog aparece esse post super bem explicado e informativo. Tirou minhas dúvidas (que os sites oferecidos pelo Google não foram muito eficientes em fazer), e deixou mais clara a ideia da área de atuação.
    É um papel super importante e acho que precisa mais que estudo, uma vocação e querer desempenhar esse papel com amor para ser um bom profissional!!!
    xoxo

    1. Que legal! 😀 Fiquei imensamente feliz por saber que este post te ajudou a entender melhor sobre a Pedagogia e o papel do pedagogo.
      Muito obrigada pelo seu comentário! Espero que volte sempre. <3

      Beijos!! <3

Deixe seu comentário!