Estamos no mês de novembro. Isto significa que estamos nos aproximando do encerramento deste ano de 2018, mas também nos lembra que está chegando o dia mais esperado por várias pessoas, que é o Black Friday. Neste ano, a Black Friday cai no dia 23 de novembro e pode garantir boas compras aos consumidores.

A Black Friday (em português, ‘sexta-feira negra‘) é um dos dias mais aguardados no ano por lojistas e consumidores do mundo todo.  Esta data teve origem nos Estados Unidos e hoje é adotada em vários países do mundo, como o Brasil.

Como surgiu este termo?

Há indícios de que a denominação surgiu no início dos anos 90, na Filadélfia, quando a polícia local chamava de “Black Friday” o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, pois havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal.  O termo também já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869, mas se tornou popular em 1975, quando  passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais que abordavam a loucura da cidade durante o evento. O significado deste termo também já se referiu ao período de conforto financeiro para os varejistas.

Black Friday no Brasil

A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional. Este evento se firmou no  Brasil em 2011 e é considerado, hoje, uma das datas mais importantes do comércio online.

Esta é uma grande oportunidade de fazer boas compras (inclusive, de antecipar as compras de Natal) com ótimos descontos em uma grande variedade enorme de produtos, mas a grande dica é comparar os preços para se ter uma ideia do desconto real que que o seu produto almejado estará ganhando no próximo dia 23.

Qual o melhor horário para comprar na Black Friday

Segundo dados do comparador de preços Zoom, os horários de pico da Black Friday são à meia-noite (na virada de quinta para sexta-feira), no horário do almoço e depois das 18 horas, na própria sexta. Então, nesses horários, saiba que a internet vai estar cheia de gente querendo o mesmo que você: economizar.

Ao contrário da Black Friday americana, que costuma ter ofertas principalmente nas lojas físicas, a Black Friday no Brasil foca mais no comércio eletrônico, então, caso você prefira retirar o produto na loja, a dica de comparar antes pelos melhores preços na internet também está valendo.

Alguns sites comparadores de preços:

Para ficar de olho na Black Friday 2018

Quais são os seus produtos mais desejados para a Black Friday 2018? As categorias mais populares no evento mais chamativo do comércio atualmente são:

  • Celulares;
  • Tvs;
  • Eletrodomésticos e eletroportáteis;
  • Notebooks;
  • Móveis​.

Uma prática comum entre os varejistas brasileiros é colocar estoque limitado de alguns itens, com preços bastante atrativos, então é bom ficar atento. Para aproveitar os melhores descontos, vale ficar de olho nas lojas online assim que der meia noite no relógio. Porém, se sua intenção for adquirir um produto recém lançado com um mega desconto, saiba que isto é quase impossível! No entanto, os produtos lançados anteriormente tendem a oferecer descontos muito melhores.

Você compra por planejamento ou por impulso?

Gráfico de pesquisa realizada pelo Google em 2017.

Em 2017, os brasileiros compraram o equivalente a 2,1 bilhões de reais pela internet na Black Friday. O gasto médio foi 1.178 reais, indicando uma disposição para gastos de maior valor. Neste ano, só 9% afirmaram que não vão aproveitar as promoções da Black Friday.

De acordo com pesquisa do Google, ouvindo apenas quem fez compras na Black Friday, o porcentual de intenção de compras caiu para 2%. O principal motivo é a falta de dinheiro.

Pesquisa feita em 2018.

Fique atento e evite uma “Black Fraude” na Black Friday!

Conhecer nossos direitos é de suma importância, porém, muita gente acaba passando por situações complicadas por desconhecimento dos seus próprios direitos. Para evitar transtornos com fraudes nesta Black Friday, clique aqui e consulte o CDC (Código de Defesa ao Consumidor), disponível em PDF para você baixar.  Lembre-se também de reforçar a segurança do seu computador e de verificar se o site onde você pretende comprar é seguro.

Você Pretende aproveitar as promoções desta Black Friday que acontecerá dia 23 de novembro? O que você pensa a respeito deste evento? Compartilhe sua experiência conosco deixando um comentário!

E-mail Facebook | Google + | Pinterest

pinit fg en rect red 28 - Dicas para aproveitar as melhores promoções da Black Friday

2 thoughts on “Dicas para aproveitar as melhores promoções da Black Friday”

  1. Oi, Isa Gomes, de fato devemos tomar cuidado para nossa Black Friday não virar uma tremenda Black Fraude. Graças a Deus nunca tive uma experiência desagradável, não sei se por sorte ou por precaução mesmo. Esse ano quero trocar meu notebook então estou ansioso para o que vem por aí de oferta em termos de informática, hehe. Abraço.

Deixe seu comentário!