Você conhece a origem do Dia dos Professores?

No dia 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor no Brasil. Esta é uma das profissões mais importantes do mundo, afinal, se não fosse por este profissional, o que seria das outras profissões? Porém, embora o Professor seja um profissional de grande importância para nossa sociedade, sabemos que não é valorizado no Brasil.

Mas afinal, você sabe qual o motivo da comemoração nesta data específica?

A resposta vem do Brasil Imperial. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), D. Pedro I, Imperador do Brasil, estabeleceu um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos: a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática.
as meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas das aulas de noções de geometria e conteúdos mais complexos. Aprenderiam, portanto “as prendas”: Costurar, bordar, cozinhar, o básico para economia doméstica etc.

Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista chamado Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça de professores e alunos, que levavam doces de casa, para uma pequena confraternização. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão”. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar.

A data foi oficializada em 1963, pelo Decreto Federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.

Desafios encontrados pelos professores no Brasil

Em suma, grande problema com relação ao exercício docente é a desvalorização da profissão. Os profissionais da Educação sofrem, em alguns casos, com baixos saláriosprecárias condições de trabalho e com o trabalho excessivo. Soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes, haja vista que, não raro, as famílias transferem essa responsabilidade exclusivamente para a escola.

Além disso, destacam-se outros fatores, como a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com licenciatura ou Pedagogia.

Valorize os educadores!

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é importantíssima e presta um grande serviço à sociedade. É este profissional que oportuniza que as pessoas não só acumulem saberes, mas que saibam utilizar estes conhecimentos no dia a dia, aprendam a pensar criticamente e aprendam a viver em sociedade, exercendo seus deveres e direitos como cidadãos.
Vale lembrar que a função do professor não é transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.

Não deixe para valorizar o profissional da Educação apenas no Dia dos Professores. Aproveite esta data para homenagear os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, mas não valorize apenas no dia 15 de outubro, faça disso um hábito!
Este grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior exerce uma das funções mais importantes do mundo, afinal, sem ela, o processo de ensino-aprendizagem seria praticamente impossível e sem objetivo.

 

E-mail | Facebook | Google + | Pinterest

pinit fg en rect red 28 - Dia dos Professores: Conheça a história por trás do 15 de outubro

7 thoughts on “Dia dos Professores: Conheça a história por trás do 15 de outubro”

  1. Muito legal saber mais da história dessa data incrível e maravilhosa que é o Dia dos Professores, todos os professores merecem esse dia especial, na verdade o dia deles são todos os dias, pois os professores fazem um bonito trabalho que é ensinar. Temos que sempre valorizar esse profissional, pois sem eles não seríamos nada na vida, Feliz dia do Professor, bjs.

  2. Eu não conhecia essa vasta história e não posso deixar de explanar minha frustração ao saber a forma como as meninas eram reclusas de algumas aulas, nosso machismo parece sobressair ao tempo.

    Admiro demais os professores, não é fácil estar perante tantos alunos tentando passar o conhecimento da melhor forma possível, despertando nos educandos o interesse pelo valioso estudo. Desejo que sejam melhor valorizados, mais respeitados e admirados. Merecem!
    Abraços! 😊

  3. Realmente, é triste essa desvalorização que acontece com eles. Mas há o outro lado da moeda, pois já tive professores q n mereciam nem o puco q ganhavam! Mas isso já é outra história.
    Gostei muito de saber mais sobre esse dia.

  4. Infelizmente o professor hoje em dia é visto como um inútil por muito na sociedade, sem saber que todos que possuem destaque e sucesso em sua profissão devem dar graças ao mestre que os ensinou a ler e escrever. Triste essa realidade.

  5. A UNESCO realiza uma bela campanha todos os anos para ajudar a dar ao mundo uma melhor compreensão. Os estudantes e a sociedade jogam no desenvolvimento, para melhorar os educadores do mundo.

Deixe seu comentário!