Que criança que não gosta de brincar com massinha de modelar? É muito importante possibilitar atividades para as crianças usarem suas mãozinhas para explorar novas texturas, para usar a criatividade e até para fazer um pouco de bagunça. Massas de modelar caseiras são divertidas de fazer, custam bem pouquinho e serão um daqueles brinquedos que a criança se sentirá muito realizada ao brincar, ainda mais se ela ajudar a fazer o próprio brinquedo.

Ah! E não precisa se preocupar com a possibilidade da criança comer a massinha, pois ela é comestível e não causará dano algum se for engolida.

Para fazer a massinha você vai precisar de:

  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício de sua preferência

Como preparar:

  1. Em uma vasilha grande, misture a farinha e o sal, em seguida adicione a água e o óleo;
  2. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água;
  3. O último ingrediente é o corante. Você pode usar um corante natural como o colorau, também pode usar refresco em pó, para colorir, pode usar corante de bolo e também pode deixar sem corante para fazer a massinha branca. A quantidade de corante que você colocar é que vai dar o tom mais mais forte ou mais claro à massinha.

Observação: Se você usar suco em pó ou corantes alimentícios de outras cores certifique-se de que a criança não tem alergia a alguns destes corantes.

Dicas Extras:

  1. Além de ter o grande benefício de poder ser ingerida sem causar danos, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo. Outra vantagem da massa de modelar caseira é que ela não gruda na mão e tem um cheiro agradável.
  2.  Caso a criança já tenha passado da fase de colocar todos os objetos na boca, vocês poderão explorar juntos a composição da massa de modelar, adicionando novos ingredientes à receita, fazendo uma massinha toda especial. Você poderá também colocar glitter na mistura e essências para dar um novo cheirinho ao brinquedo.

E aí, gostou deste tutorial? Então compartilhe com outras pessoas e não se esqueça de deixar aqui o seu comentário. 

 

E-mail | Facebook | Google + | Pinterest

pinit fg en rect red 28 - Aprenda a fazer Massinha de Modelar

37 thoughts on “Aprenda a fazer Massinha de Modelar”

  1. Isa, adorei esse post sobre a massinha de modelar. Eu tenho um filho com autismo e ele adora massinha, adora tanto que só vive com as unhas pretas kkkkkk. Já perdi a conta de quantas massinhas comprei pra ele. Eu vou tentar fazer essa receitinha prática junto com ele, com certeza ele vai adorar. Bjusss

  2. Que incrível essa receita. Super fácil e garanto que muito melhor do que essas industrializadas. Acho esse blog fantástico, pois traz ideia super criativas para a educação.

  3. É uma ideia simplesmente ótima! Além de apimentar o senso criativo da criança, pode-se aproveitar para um fortalecimento do laço familiar! Muito legal!
    Abraços 😊

  4. Toda criança gosta de brincar com a massinha de modelar, o meu sobrinho quando era pequeno brincava muito, a massinha além de divertir ela também desenvolve a mente da criança. Gostei muito da receita da massinha é uma boa dica para os pais fazer para os filhos, achei a ideia ótima bjs.

  5. Nossa, adorei a postagem! Vou tentar fazer. Acho uma vantagem e tanto usar a caseira, assim a gente tem certeza que não vai ser grave a criança comer. Vou tentar esse fim de semana, se der certo vou dar de presente!

  6. Olá!
    Que criança não gosta né? Eu era apaixonado por massinhas. E hoje em dia é muito importante incentivar a criança a ter esse tipo de brincadeira e de aprender como fazer a própria massa. Há muitos meninos e meninas crescendo e se voltando para a tecnologia, deixando de lado certos tipos de diversão.

    Bjão,
    http://www.vidaeletras.com.br

  7. Quando eu era criança brincar com massinha de modelar era uma das minhas atividades favoritas, amava! É uma brincadeira que estimula a criatividade das crianças. Não sabia que era tão fácil de fazer, que ótima sugestão, os pequenos vão adorar!

  8. Amei essa receita de massinha de modelar! É super simples e com ingredientes que já possuo facilmente em casa, meus sobrinhos vão adorar poder ajudar a fazer suas massinhas e depois brincar com elas. O mais bacana é que não há grandes problemas de serem ingeridas né? Que sucesso! Adorei essa dica

  9. Nossa, quando eu era criança adorava brincar de massinha! Nem imaginava que dava pra fazer em casa! E a receita é super simples e ainda não é tóxica porque é tudo “comestível”. Olha, eu não tenho contato frequente com crianças, mas fiquei foi com vontade de fazer massinha de modelar pra mim mesmo! ahaha

  10. Esse post me deixou tão notálgica. Uma vez tivemos que fazer massinha na sétima série; nós íamos fazer uma célula de massinha e, olha, deu trabalho haha. Adorei relembrar dessa época por meio do seu post. Dicas caseiras assim são sempre ótimas e incentivam a criatividade 🙂

  11. Oiiii!!
    A receita parece se bem rápida e fácil de fazer.
    Vou tentar reproduzir em casa para o meu afilhado brincar!!
    Obrigada pela dica! 🙂

  12. Queria ter tempo para fazer essas coisas haha e massinha é muito bom… Dei uma olhada no seu blog e essa parte do DIY é muito interessante, pois adoro um tutorial haha Mas a massinha posso utilizar com meus alunos na escola onde trabalho. Ficou sshow seu DIY!

  13. Adorei essa dica, meus filhos adoram massinha e tenho certeza que eles vão adorar fazer junto com a mamãe a massinha, terei que fazer de varias cores umas com glitter para a minha menina, e umas normais mesmo já que meu menininho esta na fase de por tudo na boca.

  14. Sempre tive muita curiosidade em saber como é que se fazfaz a massinha de modelar para crianças. A minha pequena gosta imenso e eu acabo por comprar, mas a verdade é que esta é muito melhor para a criançada. Obrigada pela partilha .

Deixe seu comentário!