Já fiz uma publicação aqui no blog, falando sobre o que é a Síndrome de Tourette e você pode conferir clicando aqui.

É inegável que os filmes e séries são mais consumidos pela população mundial do que os livros, até por conta da questão do tempo. Geralmente, os filmes facilitam a  compreensão de uma forma mais rápida e levam um despertar maior a quem nunca ouviu falar sobre determinado assunto.

A Síndrome de Tourette não é um assunto muito abordado, mas não é por isso que ela se torna inexistente. Como eu sempre reforço aqui, precisamos dar visibilidade às pessoas que passaram tanto tempo sendo desprezadas por desordens que não escolheram ter. Embora não seja muito fácil encontrar a ST em pauta nas obras literárias e filmes de cinema, pessoas com Síndrome de Tourette existem e estão por toda parte.

Listei 5 filmes sobre a Síndrome de Tourette, e, assim como fiz no artigo onde eu indico 21 filmes sobre Autismo (TEA), aqui, os filmes também não estão listado por ordem de preferência pessoal, mas sim por ordem de lançamento.

Espero que você goste dos 5 filmes sobre Síndrome de Tourette e compartilhe com seus amigos.

 

O código do amor (1999)

O filme americano é chamado originalmente de “The Tic Code”, e, conta a história de Miles Caraday, um pródigo pianista de jazz que tem a síndrome de Tourette. Em um clube local ele conhece e se torna amigo do saxofonista Tyrone Pike, que também tem a síndrome, mas aprendeu a disfarça-la.

 

O primeiro da classe (2008)

O primeiro da Classe (Front of the Class) é baseado em uma história real e comovente. O filme conta a história de Brad Cohen (interpretado por James Wolk), que tem a Síndrome de Tourette e enfrentou os sintomas e todos os preconceitos para realizar o seu sonho de se tornar professor. Cohen passa por uma série de dificuldades durante todo o filme, que ressalta a incompreensão das pessoas em relação às reações da Síndrome (inclusive de sua própria família, como o pai que o repreende constantemente durante a infância). Provavelmente você vai se surpreender com a belíssima interpretação, mas principalmente com o fato dessa história ter acontecido de verdade. No Youtube tem o filme completo e você ainda pode escolher como quer assistir, pois tem a versão dublada e legendada.

 

A menina no País das Maravilhas (2008)

A menina no País das Maravilhas ( Phoebe in Wonderland) conta a história de Phoebe Lichten (interpretada por Elle Fanning), que tem Síndrome de Tourette. Seu sonho era participar da peça ‘Alice no País das Maravilhas’, encenada em sua escola, porém, Phoebe sempre é rejeitada por seus colegas de classe. Seus pais percebem que essas rejeições tem agravado as reações da garota, e, preocupados, tentam ajudá-la, mesmo sem saber ao certo a melhor forma de ajudar. Phoebe, passa a se envolver e a se esconder cada vez mais em suas fantasias, criadas como forma de fuga da realidade. No decorrer da história, a menina passa a confundir os seus sonhos com a vida real. É possível encontrar este filme completo e dublado ou legendado no Youtube.

 

Vincent quer ver o mar (2010)

Este filme foi produzido originalmente na Alemanha e conta a história de Vincent, um rapaz que sofre de síndrome de Tourette. Os sintomas da síndrome começam a se agravar após a perda de sua mãe e seu pai resolve interná-lo em uma clínica. Nesta instituição, Vincent conhece uma moça com anorexia e um rapaz com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Vincent convida seus novos amigos para fugirem da clínica e viajarem à Itália para realizar o último desejo de sua mãe.

 

A estrada Interior (2014)

A Estrada Interior (The Road Within), é a versão americana do filme “Vincent quer ver o mar”, que narra a história de um adolescente chamado Vincent que sofre de Síndrome de Tourette. Recomendo que as duas versões (“Vincent quer ver o mar” e “A estrada interior”) sejam assistidas. Também é possível assistir este vídeo pelo Youtube.

Você gostou das indicações dos 5 filmes sobre Síndrome de Tourette? Conhece mais algum filme sobre o tema que eu não listei aqui? Deixe um comentário com sua sugestão! Embora eu não consiga responder a todos os comentários rapidamente, eu leio todos eles e irei adorar ler o seu também.

 

E-mail | Facebook | Google + | Pinterest

 

pinit fg en rect red 28 - 5 Filmes sobre a Síndrome de Tourette

26 thoughts on “5 Filmes sobre a Síndrome de Tourette”

  1. Gostei bastante de conhecer os filmes sobre Síndrome de Tourette,achei eles bastante interessante, excelente as suas indicações de filmes, fiquei bastante curiosa pelo filme A estrada Interior, bjs.

  2. Que texto bonito, adorei como você falou desse assunto assim de forma tão delicada, gostei de saber dessas indicações, eu só ouvi falar dessa síndrome uma vez, não conhecia nenhum desses filmes, gostei da meninas no pais da maravilhas e essa indicação do menino que virou professor imagino o que ele deve ter passado para enfrentar as suas dificuldades.

  3. Gostei das indicações de filmes, não conheço nenhum filme do tema para indicar pois não sabia sobre a sindrome de tourette, vou pesquisar a respeito e procurar os filmes que indicou

  4. Confesso que sabia pouco sobre essa síndrome, fui pesquisar para me inteirar sobre o tema. É uma condição complicada, imagino que os portadores tenham que se superar a cada dia, por isso a história real do rapaz que lutou para se tornar professor foi o filme que mais me chamou a atenção.

  5. Bom dia, como vai? Confesso que ainda nao sabia da existência da Sindrome de Tourette, pra mim é novidade, mas eu achei super interessante a sua abordagem, beijos

  6. Assisti “O primeiro da classe” e me deixou mito emocionado, principalmente o preconceito que o personagem sofreu na procura de emprego. A cena dele no carro sentindo-se frustrado é de partir o coração. E também gostei muito porque ele é baseado em fatos reais.

  7. Já vi o filme: O Primeiro da Classe e adorei, pois passei entender melhor esta síndrome, os outros ainda não assisti, mas verei, pois acredito que somente assim , através de filmes, nós leigos podemos entender certo tipos de síndromes.Bjs

  8. Oie!!

    Os filmes realmente esclarecem muito sobre determinados assuntos e acaba tendo mais acessos que os livros. Eu não assisti nenhum dos filmes citados, mas como tenho grande interesse em saber mais sobre a Síndrome, já anotei para assistir.

  9. Olá Isa!
    Que post sensacional, parabéns!
    Eu adorei!
    Ainda não vi nenhum deles, mas ja coloquei na minha lista.
    Li vários livros sobre a síndrome, mas não vi nenhum filme, que eu me lembre.
    Depois te conto
    Bjs

  10. Menina,
    adorei as indicações! Primeiro que eu conhecia muito pouco sobre a ST e acredito que vendo estes filmes poderei me sentir mais por dentro da síndrome. De todos indicados, A menina no País das Maravilhas parece o mais fantástico, mas eu nem sei pq: não sei se é por causa do plot, por estar de graça no youtube ou por ela chamar Phoebe (S2 Friends).
    Enfim, vou procurar este fim de semana 😀

  11. Olá, adorei as indicações de filmes, nao conhecia eles mas achei bem interessante para conhecer essa sindrome.. fiquei interessada no a menina do país das maravilhas ♡
    Beijos,

  12. Boa noite, caríssima…
    Gostei das dicas, não os conheço, mas vão já para a lista porque adoro filmes que retrato certos temas.
    Dentre todos, me interessei pelo ‘primeiro da classe’…

    bacio

  13. É muito bom ver esse tipo de síndrome retratada no cinema, né? Acaba trazendo inclusão para quem sofre com elas!
    Já assisti “A Garota no país das Maravilhas” e achei lindo, especialmente pelas referências a um dos meus livros preferidos *-* Quanto Às outras indicações, deixei os nomes guardadinhos.
    beijos.

  14. Olá. Tanta coisa que existe, Não conhecia esta síndrome. Acredito que todo distúrbio, seja ele físico ou mental, ou mesmo os dois, tem sim possibilidades que vão além da cura e quando não se tem, possibilidades de crescimento do SER. Obrigado pela postagem e os filmes devem ter todos aquela atmosfera de busca pela felicidade, apesar dela nem sempre ser a idealizada previamente como geralmente fazemos. Abraço e sucesso para ti.

  15. Oie!
    Li o outro post pra saber mais sobre a síndrome e vim aqui conferir a lista de filmes! Ainda não assisti nenhum desses, mas já anotei todos os títulos para poder conferir, fiquei super interessada em ver o que pode ser a realidade das pessoas que possuem a síndrome.
    O filme que mais me chamou a atenção foi Phoebe in Wonderland, adoro a Elle Fanning e achei interessante como o fato dela ser repreendida socialmente por ela ter a Tourette a leva a outros problemas, como a falta de percepção da realidade e fantasia.
    Parabéns pelos posts!
    xoxo

Deixe seu comentário!