Como já foi dito em outros artigos aqui do blog, brincar é uma das melhores formas de estimular a imaginação, a expressão, os valores culturais, o autoconhecimento, a interação com o outro, com seus próprios sentimentos e emoções,  o desenvolvimento motor e psíquico, dentre outras coisas. Logo, não existe nenhuma razão para não permitir que uma criança brinque, principalmente se as brincadeiras forem educativas.

Nos jogos educativos, o estímulo ao desenvolvimento do raciocínio é bem maior, ampliando a possibilidade de que a criança aprenda de forma efetiva e divertida. Afinal, por que estudar tem que ser algo chato, não é mesmo? Em grande parte dos casos,  jogos educativos são muito mais eficientes que atividades em folha de papel.

Se você é mãe ou pai, saiba que, quando uma brincadeira é construída em família, o vínculo de amor e confiança fica ainda mais fortalecido e possibilita maior chance de sucesso no aprendizado da criança.

Neste post, você encontrará 3 dicas de jogos educativos que, com certeza, os pequenos irão adorar!

Confira as 3 dicas de jogos educativos e fáceis de fazer:

 

1- Quebra cabeça de Palito de Picolé:

Este jogo que estimula o raciocínio e é muito amado pelas crianças, deve ser feito com o nível de dificuldade adequado para a idade da criança. O quebra cabeça com palito de picolé é ideal para crianças que estão em fase de alfabetização.

Para confeccionar este jogo, você pode desenhar ou colar uma imagem e depois cortar, para que cada palito fique com um pedaço da imagem. Para exercitar a leitura e escrita, também é uma boa ideia escrever o nome da figura que será mostrada no jogo, colocando uma letra em cada palito para que a criança faça a associação entre a imagem e a palavra escrita.

Use sua criatividade!

 

 

 

 

 

 

2- O jogo das formas geométricas:

Este jogo pode ser adaptado com o grau de dificuldade ideal para cada faixa etária.

Para as crianças que estão em idade de maternal, recomendo que não misture as cores nas diferentes formas (ex: quadrado azul, círculo vermelho etc), porque isto pode confundir o raciocínio delas, além de o ideal ser ensinar cada coisa na sua vez. Portanto, faça todas as formas com apenas uma cor, em feltro, EVA ou papelão (de preferência plastificado com papel contact), cole um pedaço do velcro atrás de cada peça e na base, onde as peças serão fixadas, desenhe o espaço onde a criança deve encaixar as formas certas e cole o outro pedaço de velcro.

Para as crianças maiores, que já conhecem as cores, é legal fazer um tapete de TNT com formas grandes, cada uma com uma cor primária, onde a criança pode ir obedecendo a comandos como “mão no círculo amarelo, pé no retângulo verde…”. Além de ser muito divertido e estimular o raciocínio lógico, também trabalha  o equilíbrio e a coordenação motora.

Créditos da imagem à Escola SEB

 

3- Gavetinha da memória

Esta é uma versão do jogo da memória que, com certeza, as crianças irão amar!

Para confeccionar este jogo, basta ter caixinhas de fósforo vazias, colar em fileiras iguais e depois unir as fileiras com papel contact. Na parte de dentro das gavetinhas das caixinhas de fósforo, você pode usar sua criatividade à vontade, colando ou desenhando figuras em pares ou até mesmo colocando pequenos brinquedos, em pares também, mas se o jogo for destinado à crianças menores de 4 anos ou que ainda estão na fase de colocar objetos na boca, opte pelo jogo com figuras nas gavetas.

 

Espero que você tenha gostado das dicas de jogos educativos e que volte para dizer qual foi o resultado com as crianças.

Para receber notificações todas as vezes em que novos posts forem publicados aqui, você precisa se cadastrar na newsletter do blog e confirmar seu cadastro através da mensagem que chegará em seu e-mail, pois assim nossas mensagens não irão para caixa de spam.

Aproveite e siga as nossas redes sociais:

E-mail | Facebook | Google + | Pinterest

 

pinit fg en rect red 28 - 3 Dicas de Jogos Educativos e fáceis de fazer

24 thoughts on “3 Dicas de Jogos Educativos e fáceis de fazer”

  1. Adorei esses jogos. Só são fáceis de fazer, barato, pois usa-se materiais recicláveis e a garotada irá adorar!!! São coloridos e feitos para eles se divertirem, além de educá-los de uma forma lúdica. Muito bom mesmo esse post.

  2. Eu estou fazendo esse das formas geométricas com meu sobrinho de 1 ano e pouco, mas o de 3 anos vê que ele demora a encaixar no brinquedo e vai lá colocar pra ele. Será que eu consigo tirar a atenção do irmão mais velho enquanto o menor brinca com as figuras geométricas? Uma ajuda dessas seria super bem vinda!

  3. Que gracinha esses jogos, além de divertirem a garotada ainda são importantes aliados na parte educacional. Fora que são fáceis de fazer, muito bacana. Adorei a gavetinha da memória, certeza de sucesso com os pequenos!

  4. Amei esses jogos educativos. Tenho uma menina de 5 aninhos, Vou fazer alguns com ela. Ela adora jogo assim desse género. Diz que aprende muito e quer ser como a mãe e o pai e que para isso precisa saber mais coisas. Adorei suas dicas de jogos. Vou dar uma olhada por outros posts seus. Um beijinho

  5. Olá, tudo bem?

    Achei muito bacana você trazer esta dica de jogos educativos que podemos confeccionar em casa, pois, além de serem ótimas opções para os pequenos e estimularem o seu desenvolvimento, são coisas que realmente temos em casa e que podemos fazer facilmente. A dica do tapete com formas foi muito bacana e vou replicar para minha sobrinha. Adorei o post, muito bom e útil!

    Beijos!

  6. Eu adoro seu blog. Como prigesspro acho incrivebmenin válidas as dicas. Toda matéria tem sempre algo novo a acrescentar.
    Adorei as dicas de jogos e vou usar em sala de aula sem dúvidas. Todas elas estimulam a imaginação e a coordenação motora.
    Parabéns pela matéria.

    Bjs

  7. Olá
    Adorei as ideias, tenho um priminho que está em idade pré escolar, e ele está tendo muita dificuldade, vou passar seu post para minha tia se inspirar para ajuda-lo

  8. Isso é muito legal essa forma de criança aprende, as crianças desenvolvem habilidades para raciocinar com formas geométricas básicas de acordo com os atributos fornecidos. Isto é fantástico!

  9. Adorei os jogos! E podendo ser feitos com materiais reciclados, é ainda melhor!
    Acho que vou tirar uma ou duas ideias para quando tiver crianças cá em casa, em almoços de família ou até mesmo no Natal!
    Beijo *

  10. Brincar é tudo de bom, auxilia bastante no desenvolvimento da criança. Gostei demais das suas sugestões, ainda mais desse quebra-cabeça, muito criativo e fácil de adquirir!
    Abraços! 😊

Deixe seu comentário!