Se você pretende ser professor de creche porque gosta muito de crianças e do universo infantil, ou, é professor recente dos anos iniciais e pretende desenvolver seu trabalho com crianças menores, esse artigo é pra você.

Gostar muito de crianças não é o suficiente para ser professor de creche, por isso, é importante analisar estas 10 dicas para um professor de creche, afim de constatar se é isso mesmo o que você almeja e se está preparado para exercer  esta função com qualidade e eficiência.

1- Ser observador é essencial

As crianças da Educação Infantil, especialmente de creches (de 0 a 5), demonstram  na prática o que aprendem. Por este motivo, o professor de creche precisa estar totalmente atento a tudo que envolva as crianças dentro da escola, aproveitando para comparar as ações das crianças ao objetivo que se pretendia com suas aulas e analisar se o mesmo foi alcançado.

Ou seja, o professor precisa estar atento às ações das crianças durante:

  • As atividades propostas;
  • No dia-a-dia, nas conversas com os coleguinhas;
  • Durante as brincadeiras, dentro e fora da sala de aula.

2- Seja cuidadoso

O professor de creche precisa ser mais proativo que os demais professores que lecionam para crianças maiores, pois as crianças de creche são extremamente rápidas, e, quando menos esperam, tem uma criança chorando. É necessário ter mais cuidado, zelo, cautela e responsabilidade para atuar nesta área.

Pense bem nas propostas de brincadeiras, nos materiais que serão usados para realizar as atividades, preveja possíveis acidentes, mas esteja preparado para isso, caso eles ocorram.

As crianças estão ávidas para aprender tudo, e, por mais que algo pareça arriscado, elas vão tentar sempre que puderem. Por isso, embora ter o mínimo de infraestrutura adequada para uma creche seja um pré-requisito fundamental, talvez tenha algo fora dos padrões na escola onde você trabalha, onde o espaço seja suscetível a acidentes, então, verifique o espaço com antecedência. Geralmente, creches têm monitores e auxiliares justamente para ajudarem a cuidar das crianças e impedirem que se machuquem, porém, na falta dos auxiliares e mesmo ao lado deles, seja cuidadoso.

3- Aperfeiçoe sua habilidade de contar histórias

As crianças amam histórias, mas para prender a atenção delas, as histórias escolhidas pelo professor não podem ser monótonas e nem compridas. É importante fazer deste momento, um momento de aproximação e de aconchego, usando sempre a criatividade para inovar esse momento para despertar nas crianças a atenção e o interesse pela hora da história.

Dicas importantes para a hora da história:

  • Cuide da entonação, abuse da sonoplastia e faça as vozes das personagens,
  • Conte com suas próprias palavras, evitando ler a história;
  • Use o livro para mostrar as ilustrações, mas diga o nome do autor e do ilustrador, valorizando o trabalho deles. Com o tempo, surgirão os autores preferidos da crianças.
  • Deixe que eles manuseiem os livros, pois assim as crianças aprenderão a cuidar bem deles desde cedo;
  • Utilize bonecos, cenários de teatros e outras ideias lúdicas. Seja criativo!

Vale a pena ler algumas obras que orientem essa atividade, como o livro de Ana Maria Machado e Ruth Rocha: Contando histórias e formando leitores.

4- Mantenha a rotina

O professor de creche precisa saber que manter o hábito das atividades diárias é importante, pois introduz o entendimento de tempo. Assim, a criança aprende que tem hora pra tudo e dá início a um processo de consciência de que suas vontades precisam se adequar ao tempo de cada coisa:

  • Tem hora para Brincar;
  • Lavar as mãos antes do lanche, depois de mexer com tinta etc;
  • Para lanchar também tem hora;
  • Para ouvir histórias tem o tempo certo;
  • Também tem a hora da soneca;
  • A hora de chegar na creche e a hora de ir para casa.

5- Aproveite bastante o espaço escolar

O contato com o ambiente e  a descoberta do próprio corpo é extremamente importante para o desenvolvimento da psicomotricidade. Por isso, é importante deixar que as crianças explorem o espaço escolar (pátios, parquinhos, quadras, jardins, hortas…), com a sua supervisão, obviamente.

Faz parte das metas do PNE (Plano Nacional de Educação) garantir padrões mínimos de infraestrutura para o funcionamento adequado das instituições (creches e pré-escolas) públicas e privadas. Ou seja, todo o espaço da creche deve estar preparado para auxiliar no aprendizado e desenvolvimento das crianças, devendo ser um ambiente seguro e adequado à primeira infância. No entanto sabemos que muitas creches no Brasil não se ajustam a esse pré-requisito, mas mesmo assim, o professor da creche deve tentar promover ao máximo esse momento.

E-mail | Facebook | Google + | Pinterest

pinit fg en rect red 28 - 10 Dicas para um Professor de Creche

18 thoughts on “10 Dicas para um Professor de Creche”

    1. Pois é, Gabriela… Infelizmente, esta profissão não é tão valorizada quanto deveria no Brasil, talvez seja por isso que muitas pessoas não almejem seguir o magistério.
      Muito obrigada por seu comentário! Volte sempre. <3

  1. Adorei as dicas! São ótimas, principalmente para auxiliar professores novatos. Vou compartilhar com meus amigos que estão estudando para lecionar.
    Beijos! <3

  2. Oi, isa.
    Primeiramente, tenho que dizer que amei o nomr do teu blog, o que já me passa aquele acolhimento para pessoas dessa área.
    E segundo, adorei cada dica. É fundamental para se ser um profissional que cuidará de crianças (seja de qualquer área) que lidar com crianças é algo bem diferente do que com adultos. Parabéns pelo post explicativo

    Beijos||Psicologia de Boteco ♡
    http://www.psideboteco.blogspot.com

  3. Olá!
    Nossa, adorei o post e a sua iniciativa. Algumas dicas, inclusive, posso levar para quando estou cuidando de minha irmã pequena. Tenho uma prima que trabalha em creche, e vou até passar o link pra ela!

    Abraço 😀

    1. Olá, Fabio!
      Fiquei imensamente feliz ao ler este seu comentário! É totalmente válido adaptar estas dicas em casa mesmo. Com certeza isso fortalecerá ainda mais os laços familiares e a afetividade, além de aproveitar o tempo de um jeito muito divertido. Volte para dizer se sua irmãzinha gostou das novas atividades propostas por você! Vou adorar saber.

      Abraço!

  4. Apesar de longe da minha realidade e campo de atuação, achei a postagem bastante detalhada e julgo que seja de muita utilidade para quem se interessa pelo tema. Parabéns e obrigado por compartilhar.

  5. Olá, tudo bem?

    Achei muito interessante a proposta do post e mesmo sendo direcionada para um professor de creche, creio que poderemos pegar essas dicas e colocá-las no nosso dia a dia, para cuidar de nossas crianças. Ser criativo com criança é muito importante, para mantê-los atentos. Adorei!

    Beijos!

    1. Olá, Alice! Tudo bem comigo, e espero que com você também. 😀
      Adorei seu comentário! Realmente, as dicas que publico no blog podem ser adaptadas para usar com as crianças em casa também, mesmo quando são direcionadas aos professores. Muito obrigada pelo seu comentário! Volte sempre!

      Beijos! <3

Deixe seu comentário!